23 maio 2016

15 maneiras de se manter criativo

| |

 Olá, seja bem-vindo ao Quinze Outonos. Se você já é um leitor do blog, provavelmente vai ficar um pouco confuso, mas não se preocupe, pois eu explico tudinho. Este cantinho surgiu em 2014 da minha necessidade de um lugar para desabafar meus problemas, que na época, eram muitos. Acabou que o blog cresceu e o que começou de modo tão triste, se tornou parte de mim. Desse modo, algumas das postagens antigas passaram a me incomodar um pouquinho, então como 2016 é um ano para desapegos, resolvi radicalizar. Construí esse novo template (pelo qual estou apaixonada ), reverti todos os posts para rascunho e cá estou escrevendo uma postagem de saudação para quem está chegando e explicação pra quem já está por aqui há algum tempo. Para estes, não se preocupem, pois nenhum assunto foi excluso e pode voltar "reformado" para o blog. Mas por agora, resolvi compartilhar com vocês, que assim como eu de vez em quando enfrentam bloqueios criativos, uma lista de afazeres para nunca perder a criatividade.

  1. Sempre carregue um bloco de notas. Vale o do celular, em papel, qualquer coisa serve desde que você possa anotar qualquer ideia que venha a ter.
  2. Seja original. Ser criativo é fazer diferente, é surpreender. Nesse caso, aposte em coisas inovadoras quando trabalhar em algo.
  3. Permita-se cometer erros. Nem sempre tudo o que você planeja vai sair como o esperado, mas se as coisas desandarem, não desista! Todos cometem errros.
  4. Escute sempre novas músicas. A música move o mundo por ser inspiradora. Conhecer novas músicas vai te deixar feliz e cheio de ideias ótimas, prontas para serem colocadas em prática.
  5. Esteja aberto à críticas. Não adianta nada ser original, se não aceitar críticas. Na maioria das vezes, elas servem pra aprimorar uma ideia e torná-la ainda melhor
  6. Cerque-se de pessoas criativas. É fato que as pessoas ao seu redor te influenciam, então estar com gente criativa, consequentemente irá aflorar sua criatividade também
  7. Pratique. Se você adora fazer algo e quer ter novas ideias, pratique. Além de aperfeiçoar sua técnica, você pode acabar desenvolvendo seu próprio modo de fazer.
  8. Faça listas. Desde wishlists, até ideias para postagens. Listar coisas é uma ótima forma de manter a mente ativa e ainda se organizar.
  9. Se dê folgas. Se você passar todo o seu tempo fissurado em algo, é muito provável que não vá ter um bom resultado, então se permita algum tempo de descanso.
  10. Escreva só por escrever. Seja livre, fale sobre o primeiro tema que lhe vier à cabeça. É assim que colocamos as ideias mais genuínas para fora.
  11. Colabore em projetos alheios. Ajudar as pessoas com seus projetos é um bom modo de ter ideias e experiência para seus próprios.
  12. Preste atenção nas coisas ao seu redor. No dia a dia sempre perdemos pequenos detalhes que mereciam mais atenção. Experimente observar as coisas, as pessoas, o tempo, tudo.
  13. Quebre as regras. Se impor, ir contra a maré, é um modo de mostrar aos outros quem você realmente é. Faça isso!
  14. Deixe sua marca. Você pode se inspirar em outras ideias, o importante mesmo é deixar tudo com a sua cara.
  15. Faça mais o que te faz feliz. Divirta-se! Tudo que fazemos com amor, transmite amor. Sendo assim, faça o que gosta e aproveite enquanto faz.  

 Essas são as minhas dicas para que a criatividade nunca te abandone. O que está esperando para aplicá-las? Por enquanto eu vou ficando por aqui, beijos e até a próxima!

10 comentários

  1. Olá, Jeni. Quanto tempo não? 2016 realmente é um ano de desapegos, eu também fiz a mesma coisa e espero que dê certo tanto pra você quanto para mim. Essas 15 maneiras de se manter criativo são maravilhosas e verdadeiras, já tento algumas delas a um bom tempo e sim, funciona mesmo. Principalmente quebrar as regras, é maravilhoso e necessário. Beijos!

    Colecionando Palavras

    ResponderExcluir
  2. Olá. Eu amei suas dicas, uso um pouco delas, sempre erro e recomeço. É muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Olá Jheni. ♥ Lembro direitinho de como era o QO em 2014, quando te conheci. Mas com certeza é bom recomeçar, eu mesmo fiz isso também. Criatividade é um negócio bem complexo, né? A gente tem umas ideias muito legais, mas na hora de executá-las, dá meio errado e não sai tudo como esperado [Bom, na maioria das vezes]. Sim, são muito boas suas dicas. Na hora de fazer um layout, eu sempre tento deixar do jeito que eu imaginei, mas sempre fica um erro ou outro, e leva um século para arruma-los, mas acontece, com o tempo se ajeita, com diz na dica nº 3. É igualzinho você disse mesmo, fazer bem feito, fazer com amor e paciência. Assim, tudo dá certo. A pratica leva a perfeição. ♥

    Até. Shades

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? O seu blog foi um dos ganhadores do Prêmio Dardos Bloggers 2016 lá do Something Else!

    xoxo, christian| PDB 2016 S.E

    ResponderExcluir
  5. hello unicórnio u-u, você alcançou os nossos requesitos e ganhou o Premio dardos blogger parabéns pra recebr seu prêmio vá até :

    Seu prêmio ^^

    ResponderExcluir
  6. Olá Jeniffer!!! Eu estava precisando dessas dicas, estou voltando com meu blog e vai me ser bem útil, acredite! O layout realmente está muito lindo, também acho que estou apaixonado hahahaha.

    Até mais!
    ☂ escrito-noar.blogspot.com.br ☂

    ResponderExcluir
  7. amei tava precisando muito disso <3
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que delícia de postagem e que delícia de cantinho! Maravilhoso chegar aqui e receber tantas indicações inspiradoras e que considero, de fato, fundamentais! Essa questão de ajudar em projetos alheios estou um pouco em falta, e isso inclui até 'dar conselhos', porque já aguça as nossas identificações, sentidos, conteúdos... tão maravilhoso!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  9. O blog está lindo! :D ♥
    E eu adoro fazer listas. Me ajuda bastante! :D
    Cadernos de criatividade (como o diário de Roube como um artista) também são bem-vindos! :D Eles sempre me fazem pensar em alguma coisa fora da caixa!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  10. Primeiro preciso dizer: que layout lindo <3 <3 <3, você não foi a única que se apaixonou, hahahahahha, porque como NÃO se apaixonar por uma lindeza dessa? Ficou incrível, Jheni, parabéns <3

    Olha a coincidência: ontem mesmo estava falando com uma amiga que eu estava com o maior bloqueio criativo da vida e estava buscando novas formas de atiçar a minha criatividade para escrever. Seu post caiu do céu, HAHAHAHAHAHA. Eu já salvei o artigo inteiro no meu Evernote (meu bloquinho de notas = seu conselho, haha). Muito obrigada pela ajuda, mesmo que sem querer, hahahaha.

    Achei demais a sua coragem de simplesmente mudar tudo e recomeçar. As melhores pessoas são assim <3, boa sorte com a nova fase.

    Beijão <3

    ResponderExcluir